segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Madrid!

E eis que sábado, às 5hs10min da manhã o táxi para na frente do prédio, e começa minha "aventura"... Às 6hs35min o avião decolou para Madrid. Aventura porque eu nunca havia viajado para passar dois dias sem niguém conhecido, e muito menos em um país onde ninguém falasse minha língua (no sábado encontrei apenas um brasileiro de Foz do Iguaçu vendendo bijuterias feitas com pedras, e no domingo avistei alguns brasileiros em uma "marcha dos países americanos" onde havia grupos de dança e música de diversos países).
Chegando em Madrid, foi fácil encontrar o hostel (albergue), mesmo ele sendo beeeeem longe do aeroporto e do centro da cidade: é que em Madrid o metro consegue ser ainda melhor do que no Porto, por incrível que pareça! Depois de trocar de linha duas vezes, andei 20min da estação até o hostel. O hostel ficava num local meio deserto no final de semana, com muitas indústrias por perto, mas os funcionários de lá me disseram que era seguro andar por ali, mesmo sozinha. Enquanto fazia o check-in, um homem vestindo uma camiseta com uma pequena bandeira brasileira estampada veio me oferecer ajuda, pois eu estava com cara de quem não entendia o que o atendente da recepção estava "hablando" (pudera, ele falava atrás de um vidro, em espanhol, e rápido! heuheuheu). Nessa hora pensei "Definitivamente, brasileiro é mesmo uma "praga": tem em tudo que é lugar!" hahaha. Mas quando perguntei se o homem era brasileiro, ele me respondeu que era inglês e na verdade a camiseta era de sua escola de kitesurf em Cumbuco. Depois encontrei esse mesmo inglês no caminho pra estação de metro; como eu tinha um roteirinho pra seguir no centro e ele não, ele resolveu ir junto.
Descemos na estação Sol, e logo avistamos o Orso de Madrid. Muito fofo, mas bem menor do que eu imaginava. Como estava tudo muito tumultuado ali à volta por causa de uma passeata contra a privatização da saúde mental, logo saímos dali e fomos em direção à Plaza Mayor. Claro que antes de ir em direção à Plaza Mayor fomos na direção contrária achando que estávamos indo para lá! hahaha Pelo menos conhecemos alguns prédios bem bonitos. A Plaza Mayor, lindíssima; o Mercado de San Manoel, um pouco antes, muito interessante também, mas cheio demais para nos animarmos a entrar. Após dar uma volta pela Plaza Mayor, fomos conhecer a Catedral de La Almudena, e os jardins do Palacio Real (Jardines de Sabatini), que infelizmente estava fechado para visitação, por isso apenas tirei fotos de fora dele. Após, fomos à Plaza de Oriente, onde váááárias chinesas ofereciam massagem insistentemente; pra variar, a praça era lindíssima. Muito bela também foi a próxima praça que visitamos, a Plaza España, onde estava ocorrendo uma feira de artesanato de diversas partes do mundo (e onde encontrei o brasileiro de Foz do Iguaçu vendendo "Minerales Brasileños"). O próximo ponto a ser visitado foi o Templo de Debod; além de o lugar ser lindo e transmitir uma "sensação de paz", tem uma vista maravilhosa para os monumentos e prédios que havíamos conhecido antes. Voltamos à Plaza Mayor, onde experimentei um vinho da região de La Rioja no bar "Museo del Jamón", que a Ana havia indicado: o vinho era bom, mas bastante forte pra mim que sou "fraquinha pra álcool", então nem aguentei tomar a taça inteira, e junto comi um pudim de-li-ci-o-so! Depois fomos até Ópera e o Teatro, e começamos a procurar a rua Huertas e a Plaza de Santa Ana; no meio do caminho, encontrei uma loja da Haribo! Nhami! Mas só comprei balinhas pra Martha, consegui me controlar e não comer nada =). Passamos mais um tempo dando voltas pelas ruas da região, todas com prédios muito lindos, e depois fomos num bar onde tomei uma Piña Colada, detalhe: as "tapas", no caso amendoim e avelãs, vêm junto de graça (tá, todo mundo sabe disso, mas só pra constar heuheueuheue). Como ainda não era tarde da noite, nenhum funcionário de bar nos ofereceu chupitos ou tapas de graça enquanto andávamos pela rua procurando uma estação de metro para voltar ao hostel.
No outro dia, pegamos o metro até a Estação Atocha Renfe, e tomamos café da manhã - tortilla (eu nem acredito que esse foi meu café da manhã heuheuheue) - em um bar ali por perto. Depois, fomos ao Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia: fantástico, tantas coisas a ver que mesmo não visitando o 3º andar saí de lá cansada demais pra visitar os outros dois museus que queria (Thyssen Bornemisza e Prado). Conheci Guernica, mais umas do Picasso, do Salvador Dalí, do Miró, fora outras obras lindíssimas de artistas não tãããoooo famosos. E os jardins do museu, perfeitos!
De lá, fomos para a Estação Atocha Renfe, uma estação de metro e trem suburbano imensa, com um belo jardim cercado por bares e lojas. No jardim há um laguinho cheio de tartarugas!!!
Depois disso, pegamos o metro para ir almoçar em um buffet de comida chinesa que havíamos visto no dia anterior. Depois de comer demais, pegamos o metro para o Parque del Retiro, perfeito para uma sesta. O parque é lindo demais, é difícil acreditar que uma área verde daquele tamanho ainda sobrevive no centro da cidade. Continuamos o passeio andando no Paseo del Prado em direção ao Palacio de Cibeles, que também estava fechado para visitação (ou seja, "no palacios for me" neste final de semana). Mesmo assim, o caminho até lá era muito bonito e a vista de fora também; o Museo Naval, ao lado, também é muito bonito. E no caminho para o Real Jardín Botánico passamos por uma espécie de "passeata das nações americanas", em que se apresentavam vários grupos de dança e música de diversos países; como a essa altura a bateria da minha máquina havia acabado, pedi para meu amigo tirar uma foto dos bandoleiros mexicanos, que pra mim foram os melhores, e tão logo ele me mande a foto eu a coloco no álbum Picasa. O Real Jardín Botánico não ficava atrás dos outros lugares em termos de beleza... Diversos tipos de plantas, muitas flores (pena que já é outono e algumas das roseiras já não tinham mais flores), e uma exposição sobre a cultura agrícola na Espanha com fotos muito bonitas.
E de tardinha, antes de pegar o metro para o hostel, passamos um bom tempo tentando arranjar uma mesa ao ar livre em algum dos bares da redondeza (porque estavam todos lotados), até que achamos e pedi meu "tinto verano", outra coisa que a Ana havia indicado. Como eu nunca tomei sangria no Brasil, não sei se é a mesma coisa, mas talvez seja; o fato é que a mistura de vinho+água+açúcar+gelo (penso que é isso) estava realmente muito boa! E depois, fomos de volta pro hostel porque no dia seguinte eu precisava sair do hostel para o aeroporto às 6hs30min.
Acontece que hoje de manhã eu saí do hostel às 6hs30min, cheguei no aeroporto por volta das 8hs10min (o vôo saía às 9hs20min, queria chegar uma hora antes), e às 8hs30min fiquei sabendo que o vôo estava atrasado e sairía apenas às 11hs35min... Ok, uma manhã passada no aeroporto lendo material sobre eletromiografia... O problema é que o embarque, que era pra iniciar às 10:56, iniciou apenas às 11hs40min! E o vôo saiu só às 12hs10min! Ok, tudo bem... Cheguei no Porto, atrasei o relógio em uma hora (troca de fuso) e peguei o metro para casa.
Agora passo uns dias só estudando e treinando, e que venha a próxima viagem daqui a duas semanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário