domingo, 30 de agosto de 2009

Em solo português

Bom, hora de iniciar de uma vez esse blog... A idéia é contar "as coisas da viagem" aqui, pra não ficar enchendo a caixa de e-mails dos amigos (hehe). Peço desculpa por não ter dado notícias direito pra ninguém nos últimos dias, mas foram bem corridos e quando acessava a Internet, não passava muito tempo na frente do note.
Começando pelo começo, cheguei aqui no Porto quinta-feira de manhã, pelas 8hs40min (4hs4min no Brasil). Enquanto esperava minhas malas na esteira, recebi o melhor "presente de boas-vindas" possível: o Fê chegou pra ir pegar as malas dele! Em poucos minutos a Denise nos buscou no aeroporto, e viemos para a casa dela e do Luciano (e do Max!), em Matosinhos. O lugar é bem legal, muito tranquilo, dá pra andar na rua de noite sem medo.
Ainda na quinta-feira, eu e o Fê saímos a perambular pela freguesia (que é como chamam os bairros aqui) procurando um lugar para jantar. Decidimos jantar em um "restaurante churrasqueira" (churrasco "português", na grelha, bem diferente do nosso) a umas duas quadras do apartamento. Depois de eu perguntar pra senhora que estava no balcão "Como funciona aqui?" (se era a la carte, rodizio ou o quê) e ela nem entender o que eu queria saber, descobrimos que o assador, que estava logo atrás do balcão, era um brasileiro de Minas Gerais, que já vive aqui há um bom tempo. A janta estava bem gostosa, uma mega porção de frango com azeite de oliva e azeitonas, batata frita e arroz, além de um cesto de pão.
Na sexta-feira de manhã fui à Reitoria com o Fê (depois de andar de metro pela primeira vez e nos perdermos no centro da cidade), onde encontramos os outros intercambistas. Fomos super bem recebidos, nos passaram as informações relativas à faculdade e à bolsa; depois, almoçamos no Piolho d'Ouro, que fica num lugar que é praticamente a "Cidade Baixa do Porto", próximo à Reitoria. De tarde, fui conhecer o apartamento onde vou morar a partir de 8 de setembro, que é quando o Fê vai embora; o lugar é super bem localizado, na frente de uma praça muito fofa, e tem banco e mercado a menos de uma quadra - ótimo. Então, fomos na loja do cidadão fazer nossos números de contribuinte e abrir conta em um banco... Passamos umas 3hs30min lá, porque ficamos mais de uma hora esperando na fila errada... afff. Coisas de turista... Na volta pra casa, passamos no supermercado e depois pegamos a linha errada do metrô, tendo que voltar duas estações e pegar a outra linha até chegar em casa. Chegando em casa, fizemos uma maravilhosa massa com corações de galinha ao molho de vinho e limão (o Fê não comia coração de galinha desde janeiro), tomamos um vinho verde muiiito bom e, mais tarde, fomos conhecer a Praia da Foz, muito bonita (tem umas fotos no álbum).
Ontem dormimos quase a manhã inteira, almoçamos e fomos pra praia. Saímos pra jantar uma "francesinha", que é basicamente um sanduíche com presunto e linguiça, coberto com queijo e com um molho quente apimentado que faz o queijo derreter sobre o sanduíche... nhammmmm! Depois fomos conhecer a Ribeira (no álbum tem váááárias fotos que tirei de dentro do carro e na beira do rio D'Ouro); e antes de ir pra casa passamos na praia da Foz de novo, onde experimentamos uma caipirinha feita com vodka preta (fabricada com frutas vermelhas), que é uma delícia! O mais incrível é que quando voltamos pra casa já eram quase 3hs da manhã, e a praia continuava movimentada. Melhor ainda: até nessa hora dá pra andar na rua sem medo de ser assaltada; quando chegamos em casa a Denise saiu pra passear com o Max (cachorro deles) e um outro cão que está passando uma "temporada de férias do dono" aqui.
Hoje acordei quase às 13hs, almoçamos, vimos um pouco de TV, e fomos pra praia de novo... Tomei meu primeiro banho de mar no Porto! Água gelaaaadaaaa, bem como eu gosto :) (tá, podia ser um pouco menos gelada... hehehe). Depois voltamos pro apartamento e fizemos um churrasco com mais uns brasileiros que estão por aqui... "Churrasco" feito na grelha, claro.
Tem umas fotos que não estão na minha máquina, mas as que eu descarregar hoje, vou colocar nesse álbum.